Nesta próxima quarta-feira (18/04) a ConexTI, por intermédio e a convite da Comissão de Direito Digital da 8ª Subseção da OAB/SC, realizará uma palestra sobre Segurança da Informação com uma abordagem totalmente direcionada aos advogados e gestores de escritórios de advocacia. O evento acontece no Salão do Juri da Comarca de Concórdia/SC a partir das 19h30 com entrada franca.

No ano passado grandes incidentes relativos a vazamento de informações direcionaram atenção para as fragilidades encontradas em alguns escritórios de advocacia que, muitas vezes, não dispõem de planejamento efetivo e preparo para lidar com situações como estas.

Por que a advocacia se tornou um alvo? Basicamente, por dois motivos: o tipo de informação contida nos bancos de dados dos escritórios (financeira, estratégicas, comerciais e transações) e também porque muitos deixam a segurança digital em segundo plano.

A pesquisa da American Bar Association mostra que apenas 38% dos escritórios tinham um plano de continuidade dos negócios, o que é incrivelmente baixo. Há, assim, a necessidade de que escritórios de advocacia estejam em conformidade com as leis, mas não apenas com elas. O compliance precisa ocorrer com a segurança da informação em seus aspectos tecnológicos e pessoais.

De acordo com a Dra. Fernanda Roberta Signor Dilda – Presidente da Comissão de Direito Digital – “Dada a importância e dimensão do tema, esta palestra propõe aos colegas uma abordagem específica para escritórios de advocacia, no que diz respeito à segurança das informações armazenadas e manuseadas cotidianamente pelos advogados”.