A matéria publicada pela jornalista Analu Slongo no site da Rádio Aliança de Concórdia, que contou com entrevista do diretor técnico da ConexTI e do DPOffice, aborda mais um dos muitos casos recentes de fraude e vazamento de informações ocorridas no uso do Whatsapp.
Detalhes sobre a morfologia do caso em especial e dicas sobre como se proteger são pauta do texto. Abaixo a reprodução na íntegra da matéria original que conta com entrevista em audio (ouça na matéria original).
“Não são poucos os casos de crimes virtuais. Nesta semana um concordiense recebeu a cobrança de uma compra feita pela internet que não foi efetuada por ele. A transação foi realizada por alguém que utilizou os dados do cartão virtual criado por ele para fazer o pagamento de uma viagem.
O concordiense relata que suspeitou que tivesse sido alvo de um hacker assim que recebeu uma mensagem de celular enviada pelo banco do cartão, que confirmava a compra e o pagamento parcelado.
O professor universitário especialista em Segurança da Informação, Jackson Laskoski, recomenda muito cuidado ao repassar os dados de cartões de crédito. Para quem costuma fazer esse tipo de transações pelo WhatsApp, Jackson recomenda habilitar a dupla autenticação no aplicativo. Outra dica do especialista em segurança da informação é ter um antivírus de qualidade.
Para quem for vítima deste tipo de crime na internet, a recomendação é registrar boletim de ocorrência na delegacia de polícia e entrar em contato imediatamente com a agência operadora do cartão de crédito.”