Listas Pré-compiladas

O NGRules conta com a possibilidade de utilização de blacklists tanto no formato clássico, como a Shallalist, por exemplo, comumente utilizadas em pacotes de proxy (Squid e E2Guardian) quanto no formato NGRules. Você pode utilizar no NGRules as mesmas blacklists já baixadas no seu serviço de webfilter como E2Guardian.

Ao instalar o pacote, você conta ainda com uma lista de destinatários na Internet (sites, apps e serviços) devidamente catalogados pelo time da ConexTI. São os serviços comumente mais acessados no perfil das empresas brasileiras (Conectividade Social, WhatsApp, Youtube, Sites de Bancos, etc..).

Listas customizadas

Além de utilizar ACLs pré-compiladas, você também pode customizar sua própria lista de destinos (sites e serviços na web com wildcards). Este recurso é essencial para deixar o Firewall/UTM da sua rede mais personificado à sua realidade de utilização. Veja abaixo e alguns exemplos de como preencher e usar este recurso:

Supress List

Eventualmente pode ocorrer de um determinado destino lícito, que se deseja liberar as conexões da rede local, estar presente numa blaclist que esteja sendo utilizada no NGRules. Um exemplo disso, pode ser o domínio "tube.com". Ele é um dos domínios que anconram serviços do Youtube na Internet mas também está faz parte da ACL Porn da Shallalist.

Para estes casos é que o recurso de Supress List foi desenvolvido. Você pode informar todos os destinatários que deseja suprimir das ACLs provenientes de blacklists utilizadas.